terça-feira, 28 de setembro de 2010

Projeto Movimento

CMEI DOUTOR ARNALDO CARNASCIALI
TÍTULO: Vamos Brincar?
TURMA: PRÉ 2010
TEMPO PREVISTO: 10 MESES
ÁREA DE FORMAÇÃO: LINGUAGENS – MOVIMENTO
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver e ampliar progressivamente equilíbrio, ritmo, resistência, força, velocidade e flexibilidade corporal;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Utilizar e compreender o moviment5o como forma de linguagem, interagindo com o meio;
Conhecer e identificar seu corpo, explorando suas possibilidades de movimento, em diferentes situações;
Vivenciar e reelaborar diferentes práticas de movimento, como cantigas, brincadeiras cantadas, jogos, ginástica, dança, entre outras;
JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa desenvolver movimentos corporais nas crianças para elas conhecerem a si próprias e também a se relacionarem com o meio em que estão inseridas.
Percebemos que é necessário propiciar a cada criança a chance de poder desenvolver da melhor forma suas próprias potencialidades. Isto é, possível num ambiente onde se beneficiará no contato com as crianças da mesma idade e com possibilidade de crescimento junto a elas através das atividades coletivas alternadas com tarefas mais individuais.
Sendo assim, à medida que as crianças crescem, a brincadeira evolui com o desenvolvimento integral, intelectual, afetivo e físico, e se adapta aos períodos críticos do crescimento infantil.
Com atividades que envolvam o movimento as crianças desenvolvem certas habilidades como observar, descobrir, confiar em si, dividir, seguir regras e o trabalho em grupo.
Na atual fase em que as crianças do pré se encontram as atividades propostas compreendem coordenação, ritmo, orientação e espaço-temporal, contato social, equilíbrio e diferenciação. Sendo atividaes descontraídas, dando maior liberdade possível à criança.
ALGUMAS DAS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS COM AS CRIANÇAS DA TURMA DO PRÉ:
BRINCADEIRAS COM BOLA:
ALERTA: no pátio fazer um círculo com as crianças, uma das crianças fica no centro do círculo e joga a bola para o alto e fala o nome de um colega este deve sair da roda e correr para o centro pegar a bola e novamente jogar a bola para o alto e falar o nome de um colega assim até que todos participem.
BOLICHE: vamos utilizar o boliche de garrafas pet com palitos de sorvete dentro e que são enumeradas. Colocar as crianças sentadas no pátio ou no solário e uma de cada vez joga a bola tentando acertar as garrafas, derrubando as garrafas a criança tira de dentro o número de palitos de sorvete que tem na garrafa.
BERLINDA: demarcar um determinado espaço no chão onde as crianças ficam dentro, uma das crianças fica a frente com a bola e tenta acertar os demais que devem se desviar da bola, se abaixando, pulando etc.
BRINCADEIRAS COM ELÁSTICO:
MINI CAMA DE GATO: no pátio colocar duas mesas distantes uma da outra e com um elástico entrelaçar, fazendo uma mini cama de gato por onde as crianças deverão passar pelo meio dos elásticos.
PULAR ELÁSTICO: colocar duas crianças em pé frente a frente, afastadas uma da outra, com um elástico preso ao tornozelo, formam com ele um retângulo. Uma terceira criança salta pisando para dentro e para fora do retângulo.
BRINCADEIRAS COM CORDA:
QUEIMADA EM CÍRCULO: no pátio as crianças fazem uma roda e a professora fica no centro com uma corda na mão. A professora roda a corda no chão onde as crianças estão elas devem pular a corda, quem não conseguir vai saindo da brincadeira.
SALTO EM ALTURA: a professora segura a corda com a ajuda de uma criança em uma altura baixa e as crianças pulam, conforme as crianças vão pulando a professora aumentando a altura da corda. Nesta mesma brincadeira vamos mudar para passar por baixo da corda e assim até todos participem.
CABO DE GUERRA: as crianças, em duas colunas frente a frente, seguram uma corda. No ponto em que as colunas se tocam será traçada uma linha perpendicular aos jogadores – a linha média. Dado o sinal de início, os jogadores puxam a corda esforçando-se em arrastar os adversários até a linha de vitória. Será considerado vencedor o partido que atingir esta linha.
BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ:
BAMBOLÊ: coloca-se o bambolê na altura da cintura e executa-se um movimento circular de forma que o bambolê permaneça girando ao redor do corpo. O impulso inicial é dado com as mãos. O mesmo movimento pode ser feito com braços, pernas ou pescoço.
COELHINHO SAI DA TOCA: colocar vários bambolês no chão e colocar uma criança em cada um as crianças que ficarem sem toca ou melhor sem bambolê ficam no centro. Ao sinal da professora, todas as crianças mudam de seus bambolês, e as crianças que estão no centro da roda tentam ocupar um dos lugares vagos. Os que ficarem sem toca irão para o centro, dando continuidade a brincadeira.
CORRIDA COM JORNAIS: traçam-se no chão duas linhas, afastadas uma da outra. As crianças ficam lado a lado, atrás da linha de partida, segurando suas folhas de jornal. Ao sinal de início, as crianças colocam no chão, à sua frente, uma das folhas de jornal, pisam sobre ela. Depois colocam a outra, dão um passo à frente pisando sobre ela e apanham a que ficou para atrás, para torná-la a colcar no chão, à sua frente, e assim sucessivamente, até atingir a linha de chegada. Portanto, os jogadores se deslocam pisando alternadamente sobre uma folha e outa, até o final do percurso. O trajeto deve ser feito em linha reta, evitando esbarrar no outro colega. Vence aquele que atingir a linha de chegada primeiro.
AMARELINHA: a criança deve jogar uma pedrinha a começar pelo número 1. ela irá pulando e não pode pôr o pé no quadrado onde tiver caído a pedra, pulando-o e seguindo até chegar no último. Na volta deve pegar a pedra. Errando o pulo, pisando na linha, ou se a pedra cair fora ou sobre a linha do desenho, a criança perde a sua vez.
MORTO-VIVO: quando a professora falar morto todos devem se abaixar, e quando falar vivo todos devem ficar em pé. Quem fizer o movimento errado sai da brincadeira. Ganha a criança que ficar por último e acertar todos os movimentos.
BALANÇA CAIXÃO: colocar as crianças em um espaço delimitado no chão, com os olhos tapados e uma criança fica a frente para iniciar a brincadeira e todos cantam a música:
“BALANÇA CAIXÃO,
BALANÇA VOCÊ,
DÁ UM TAPA NO BUMBUM,
E VAI SE ESCONDER”
ao final da música acriança que estava a frente sai a procura de outra dá um tapa no bumbum de outro colega e vai se sentar e este que recebeu o tapa continua brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário